sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Entrevista com a bióloga Marissa Machado Borges


Marissa Machado Borges
Formação: Ciências Biológicas – Universidade Federal de Uberlândia (2002).
Especialização: Botânica – Universidade Federal de Lavras.
Profissão: Professora de biologia no Ensino Médio e pré-vestibular.

Rosanne e Janaína: Porque você escolheu fazer o curso Ciências biológicas ?

Marissa: Escolhi o curso de ciências biológicas pela afinidade que tenho com a biologia. Pensei em vários cursos na área de biológicas, mas nenhum deles se encaixava tão bem ao meu perfil quanto este.

Rosanne e Janaína: Qual a sua opinião sobre o curso ? Ele superou suas expectativas?

Marissa: Quando ingressamos na Universidade não temos maturidade suficiente para aproveitar tudo que ela nos oferece. Apesar disso, acredito que eu soube explorar algumas áreas e conheci pessoas importantes para a minha formação. Trabalhei com professores e pesquisadores no laboratório de genética molecular por dezoito meses, aprendi muito por lá.
Um curso não se faz sozinho, depende muito da dedicação do aluno. Por isso, meu curso atendeu as minhas expectativas. Tive uma formação mais voltada para o bacharelado e nos últimos períodos tive matérias de licenciatura, mas eu já trabalhava na área como professora de biologia do Ensino médio.

Rosanne e Janaína
: Por qual motivo você escolheu se especializar em Botânica ?

Marissa: Trabalho com a botânica desde que comecei a docência e percebi ser uma área com poucos profissionais qualificados, além disso, os alunos se interessavam menos por essa frente. Esse desinteresse me motivou a tornar o conteúdo mais intessante, por isso, comecei a fazer paródias. Hoje vejo que os alunos se envolvem mais com a matéria e o aproveitamento aumentou significantemente. Especializar-me em botânica pode enriquecer mais as minhas aulas e abre outro mercado de trabalho, a universidade.

Rosanne e Janaína: Dentro do mercado de trabalho, em que áreas um Botânico pode atuar?

Marissa: O botânico pode ser pesquisador em instituições de ensino ou empresas agrícolas, farmacêuticas, sistemática e taxonomia de vegetais, manejo de populações vegetais, botânica ornamental, fitopatologia, reflorestamento, professor, etc.

Rosanne e Janaína: Além de lecionar, você trabalha ou já trabalhou em algum projeto ou em outro lugar como uma profissional em Botânica ?

Marissa: Não. Sempre fui professora.


Rosanne e Janaína: Que mensagem você gostaria de passar para os alunos que estão cursando Ciências Biológicas ou que querem ingressar no curso e se especializar em botânica ou em qualquer área ?

Marissa: O curso de biologia é extremamente abrangente. O aluno deve ser ativo e curioso para ter uma boa formação. Procure fazer estágios nas diferentes áreas para conhecer melhor a área de atuação de cada uma delas e quem sabe se encontrar profissionalmente. O mercado de trabalho sempre absorve bem os profissionais criativos e atuantes.

Entrevista realizada por Janaína Batista Correa e Rosanne Fernandes Soares


Um comentário:

  1. Com toda certeza é a melhor professora de biologia que já tive em toda minha vida acadêmica.

    ResponderExcluir