sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Entrevista com o biólogo Romeiro Vieira Nascimento



Romeiro Vieira Nascimento, possui graduação em Ciências Biológicas pela Unitri (Centro Universitário do Triângulo). Desde 1992 é representante de medicamentos, trabalhando com vendas. Utiliza sua graduação no curso de Ciências Biológicas para auxiliar no seu trabalho e por se interessar nessa área.


Tatiane,Alyne e Isabella: Porque você se interessou pelo estudo da Biologia?
Romeiro: Trabalho na industria farmacêutica há 17 anos, em 1999 me senti obrigado a voltar a estudar para manter meu emprego. Foi ai que resolvi fazer o que gosto unindo o útil ao agradável.


Tatiane, Alyne e Isabella: Quando você iniciou sua carreira profissional na área da Biologia? Como é o seu trabalho?


Romeiro: Não atuo diretamente como biólogo, pois o que faço, sou melhor remunerado, porem trabalho na área de saúde e a biologia me ajuda muito na área de fisiologia e anatomia, já que como representante de medicamentos tenho que saber do que meu remédio é feito, para que serve, seus efeitos colaterais, entre outros, o que facilita meu trabalho junto a classe medica


Tatiane, Alyne e Isabella: Quais os tipos de trabalho são requisitados para o biólogo no mercado?


Romeiro: A biologia nos dá um leque de opções para atuar em mais de cinqüenta áreas totalmente diferentes, as principais e as mais desenvolvidas são saúde, educação e meio ambiente, já que essas são essenciais para a nossa vida. As opções mais escolhidas são em relação à licenciatura e pesquisa. Resumidamente falando, quando se escolhe a pesquisa se trabalha no campo de pesquisa genética e preservação ambiental, já quando se escolhe a licenciatura, o campo de trabalho é bem amplo, o docente pode atuar como professor no ensino fundamental, médio e superior.


Tatiane, Alyne e Isabella: Quais os pontos positivos e negativos nessa área?
Romeiro: Como já citei anteriormente o biólogo pode atuar em diversas áreas, isso mostra como o mercado de trabalho é prático, temos o campo de biomedicina que oferece grande oferta, principalmente em laboratórios de análises clínicas e hospitais. Já na licenciatura um campo bem visto e bem remunerado é vagas nos cursinhos (pré-vestibulares) e faculdades diversas. Quando se fala em pontos negativos na carreira de um biólogo não consigo pensar em uma específica, claro que em como toda carreira temos dificuldades, porém como resposta para essa pergunta posso falar que um biólogo tem a necessidade de se manter atualizado, já que todos sabemos que as ciências biológicas é um campo que vive em constante movimento.


Tatiane, Alyne e Isabella: Que conselho você daria para quem quer seguir esta área?


Romeiro: Como a biologia nos permite escolher uma área especifica para atuar, e como falei anteriormente, o aluno deve estudar muito, encontrar o que mais gosta e fazer sua opção, especializar. Fazer uma pós-graduação se possível, mestrado e doutorado. Sem estudo hoje em dia não se consegue um bom emprego e muito menos manter o que já tem.



Entrevista realizada por Alyne Rezende Nascimento, Tatiane Rosa Alves e Isabella Rezende dos Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário