sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Entrevista com a bióloga Patrícia Umeda



Patrícia Umeda é graduada em Ciências Biológicas pela UFU,mestranda em Ecologia e Recursos Naturais, na UFSCAR e professora de biologia em um cursinho alternativo.

Ana Carolina e Ana Clara: O que levou você a optar pelo curso de Ciências Biológicas? Você se considera uma pessoa realizada com sua escolha profissional?

Patrícia Umeda: A diversidade de atuações, pois podemos trabalhar tanto na área acadêmica quanto em indústrias, hospitais, escolas e empresas de consultoria ambiental. Sim, considero uma pessoa realizada.

Ana Carolina e Ana Clara: Fale um pouco sobre como é o seu trabalho?

Patrícia Umeda: Faço mestrado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos, na qual sou bolsista do CNPq. Meu trabalho de pesquisa é sobre Ecofisiologia de Sementes, com enfoque no potencial alelopático das sementes nativas e sua aplicação na agricultura (herbicidas naturais). Também sou professora do cursinho alternativo da UFU (Movimento de Educação Popular-MEP).

Ana Carolina e Ana Clara: Para você qual é a importância do Biólogo no mundo atual?

Patrícia Umeda: O Biólogo é importante para sensibilizar a sociedade dos problemas ambientais do mundo atual; para realizar pesquisas, possibilitando novas descobertas e para transmitir esse vasto conhecimento aos alunos.

Ana Carolina e Ana Clara: Quanto ao retorno financeiro, o que esperar desta área?

Patrícia Umeda: O mesmo para todas as outras profissões. Um início que requer muita dedicação e esforço. Se isso for feito com sucesso, garantirá uma boa estabilidade ao futuro.

Ana Carolina e Ana Clara: Qual o conselho você daria para quem quer seguir esta área?

Patrícia Umeda: Não pensar apenas no dinheiro e sim no importante papel social que nossa profissão exerce sobre a sociedade, tanto na área de pesquisa como na educação.

Entrevista realizada por Ana Clara Santos Costa e Ana Carolina Costa Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário