sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Entrevista com o biólogo Kleber Del Claro


Kleber Del Claro - Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1C
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (1987), mestrado em Ecologia pela Unicamp (1991) e doutorado em Ecologia também pela Unicamp (1995). Desde 1992 é professor efetivo (Associado II) da Universidade Federal de Uberlândia. Coordenador da PG Ecologia/UFU (2003/2007). Presidiu a comissão internacional que elaborou a enciclopédia " Tropical Biology and Natural Resources" para a Unesco/EOLSS - United Nation Educational, Scientific and Cultural. Editor associado de Neotropical Entomology (desde 2004) - Sociedade Entomologica do Brasil e de Zoologia, Soc. Braz. Zoologia. Editor asistente da Acta Ethologica - Springer e Revista de Etologia (SBEt). Presidente da Sociedade Brasileira de Etologia (SBEt 1998/2000 e 2006/2008). Professor no curso de pós-graduação em entomologia da Universidade de São Paulo, e zoologia da UFJF. Coordena os convênios internacionais entre a UFU e Univ. of Missouri e UFU e Univ. Viena (BOKU). Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Interações e Comportamental, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento animal, interações ecológicas, artrópodes, cerrado e herbivoria. Seu livro " Comportamento Animal, uma introdução à ecologia comportamental" inaugurou a seção de livros eletrônicos do CNPq em 21 de Junho de 2007.

Tatiane, Alyne e Isabella: Porque você se interessou pelo estudo da Biologia?


Kleber: Era uma coisa que eu achava que ia gostar e que eu conseguia passar no vestibular da Unicamp.

Tatiane, Alyne e Isabella: O que o levou a optar pela docência?


Kleber:O que mais dava para biólogo fazer e ganhar relativamente bem?

Tatiane, Alyne e Isabella: Para você qual a importância do biólogo no mundo atual?


Kleber: Pode ser boa ou ruim, depende do quanto vamos nos dedicar a estudar, pesquisar, ensinar e levar esse conhecimento aos outros. Se for tudo feito com dedicação temos um papel importante. Se não lutarmos para fazer a diferença. Passaremos em branco.

Tatiane, Alyne e Isabella: Quais os tipos de trabalho são requisitados para o biólogo no mercado?

Kleber: Aula, aula, aula e pesquisa, mais aula, algumas coisas em indústria e laboratório, mas aí sendo meio que escravo de outros profissionais. AH, tem aquela coisa de fazer relatório de impacto ambiental também, ganhar dinheiro para dizer que não vão acabar com a natureza fazendo um absurdo de represa, ou um enorme desmatamento. Ah, tem mais aula.

Tatiane, Alyne e Isabella: Que conselho você daria para quem quer seguir esta área?


Kleber: Lute com todas as forças para ser “o cara”, aí você terá chance de não ser mais um “Zé Mané”! Aprenda inglês, faça estágio, tenha bolsa de IC, vá a congressos e participe, não fique só passeando. Detone nas matérias e estude como nunca pensou que ia estudar.

*Para mais informações : delclaro@ufu.br



Kleber Del Claro é autor do livro Comportamento animal.

Entrevista realizada por Alyne Rezende Nascimento, Tatiane Rosa Alves e Isabella Rezende dos Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário