segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

A importância da mídia para com a biologia

Como o próprio conceito já diz, “mídia significa difusão de informações; capaz de expressar e transmitir mensagens a um grupo” (Dicionário Aurélio). Sendo que essa difusão se dá pela mídia eletrônica, como por exemplo, o rádio e, a mídia impressa, tendo como exemplo o jornal.
Tanto seu conceito quando a sua forma de difundir informações não mudam para a Biologia. O que muda são os temas, as diferentes formas de ilustrar a informação e, é claro, a gravidade da informação.
Desde o século 70, quando a mídia começou a ganhar espaço no Brasil, a população até então era dividida entre os ricos informados e os pobres desenformados. Porém ao longo de todos esse anos até os dias atuais, essa divisão caiu. Atualmente encontramos até mesmo em cidades de dificílimo acesso e/ou com populações de poder aquisitivo baixo com rádios; televisores; sinal via satélite; computadores; correspondências e; etc. Quase tudo em comum ao meio urbano, com muita tecnologia e fácil poder de comunicação.
Com esta vasta difusão é possível manter uma comunicação social bastante construtiva, pois é a partir desta comunicação que podemos nos informar dos grandes eventos que está acontecendo em nosso país, da política, dos problemas ambientais, do clima, do mercado nacional e internacional, além de que é prático e rápido se comunicar com outras pessoas.
E para a Biologia a principal função dentre todas é essas é que com a mídia é possível alertar, conscientizar, ensinar, aprender coisas da vida que vão além do perigo das drogas no mundo e do vírus HIV. É com a mídia que podemos informar a população quanto ao risco de vida que ela esta correndo se continuar a desmatar o meio ambiente, se continuar a desperdiçar água, é como a mídia que se torna possível proteger a sociedade dos perigos de ataques naturais (como, por exemplo, animais, climáticos, terrestres). É a mídia que também nos permite estudar e aproveitar cada dia mais e melhor a nossa vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário