terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Entrevista realizada com o biólogo Oswaldo Marçal Júnior


Entrevista com o Prof. Dr. Oswaldo Marçal Júnior com área de concentração em Ecologia de parasitas, aves e humano - Graduou-se em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura Plena) pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1985). Obteve os títulos de Mestre em Ciências Biológicas - Ecologia (1989) e de Doutor em Ciências - Ecologia (1995) também pela UNICAMP. Professor Associado do Instituto de Biologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), coordena o Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais (PPGECRN) e o Laboratório de Ornitologia e Bioacústica (LORB). Oferece disciplinas para o curso de Graduação em Ciências Biológicas da UFU e para o PPGECRN. Editor Geral da revista Bioscience Journal, atua ainda como membro da Comissão de Credenciamento nos Programas de Pós-Graduação da UFU e como Comissário da UNESCO. Desenvolve estudos nas Áreas de Ecologia de Ecossistemas e Ecologia Aplicada, nas seguintes linhas de pesquisa: Ecologia de aves em áreas naturais e urbanas; Ecologia de parasitos e vetores; Ecologia Humana, Etnobiologia e Educação Ambiental; Biodiversidade do Cerrado.


Aurélio: O que ou quem te influenciou a optar por fazer Biologia?Foi uma opção correta?


Oswaldo: Sempre tem aqueles professores que marcam nossa vida e nunca esquecemos seus nomes. Houve uma professora chamada Maria Tereza, ainda no fundamental, que me influenciou muito, pois me passava o quanto a Biologia é maravilhosa. Já no colegial, o professor Luiz Carlos foi o influenciador. Como eu já gostava muito de biologia nessa época eu me empenhava muito a aprender toda a matéria e responder todas as perguntas orais durante as aulas. Foi assim que o Luiz tirou proveito: referindo a maioria das perguntas, difíceis ou fáceis, a mim. Isso fez com que meu interesse em saber mais, procurar mais aumentasse. Ao fim, digo que com certeza foi uma opção correta, pois gosto muito do que faço hoje com diretor de pós-graduação de Biologia e faço pesquisas, trabalhos na área de parasitologia em aves.

Aurélio: Já como Doutor pretende crescer ainda mais?


Oswaldo: Crescer mais que um Diretor de Pós - graduação!!? (risos). Bem, você já deve saber que o título de pós - doutorado não acrescenta em nada quanto ao seu título, ou seja, mesmo fazendo pós-doutorado você continuará sendo Doutor. Porém não tiro méritos de ninguém, pois a carga material deste curso é muito grande, trazendo á pessoa que o fez um conhecimento melhor a mais. E já até quase cheguei a fazer o pós-doutorado nos Estados Unidos, por convite de um autor renomado, e pensando melhor em tudo que estava acontecendo na minha vida, não fui fazer e, hoje dou graças a Deus por ter tido a escolha de ficar aqui mesmo em Uberlândia, pois cresci, aprendi e com certeza também ensinei muito neste período. E talvez não estivesse no lugar que estou hoje se estivesse ido. – A vida é feita de escolhas, e está foi mais uma que tive discernimento de escolher!


Aurélio: Não precisava, mas como você se auto-avaliaria como profissional?


Oswaldo: Bom, como digo para minhas filhas: “Chegar aonde eu cheguei como diretor de pós-graduação, não é pouca 'porcaria' não” (risos). Eu não tenho que reclamar de mim sabe, eu me dediquei muito,trabalhei e ‘ralei’ demais para estar aqui.E isso não seria possível se não fosse um profissional bem qualificado.


Aurélio: O que a Biologia proporcionou a sua vida?Qual a importância dela para você e para o mundo?


Oswaldo: Prazer... prazer em ser um professor por natureza, pois eu gosto muito do que faço.A biologia foi e ainda é hoje motivo de vida pra mim, foi com ela que conseguir conhecer pessoas importantes na minha vida, como por exemplo minha esposa.A Biologia me ajudou a crescer, a me tornar um ser humano.E a importância dela para o mundo é que é um curso de áreas muito amplas, é o centro dos principais problemas ambientais hoje, isso é de extrema importância.A Biologia é o estudo da vida de tudo,de todos e em qualquer lugar.Está é grande vantagem, a grande importância.


Aurélio: Para um futuro Biólogo que pretende seguir sua área, que conselho daria?


Oswaldo: Bom, independente se é para seguir ou não minha área, digo que tem que experimentar tudo que a Universidade lhe proporciona, para que saiba qual e a sua área realmente e depois é empenhar para o sucesso, que como digo muito, é feito de três pilares:
- se empenhar para uma formação profissional de qualidade, que tenha uma ótima base conceitual,
- gostar de verdade, de coração do que faz e, como não dá para negar...
- o acaso tem que ter um pouco de sorte e conhecer muitas pessoas pode ser uma das diversas formas de facilitar isso.


Considerações finais: Primeiramente digo que me arrependi muito em não ter levado á entrevista um gravador, uma filmadora para que não perdesse nada do que Oswaldo disse, pois sua história e as histórias que ele tem para contar são realmente interessantíssimas e de peso. Além de um ser biólogo de verdade, é também uma pessoa, um homem de integridade. Uma bela pessoa. Mas ainda voltarei a entrevistá-lo para contar toda sua história, se permitir. (risos).Bem, foi um entrevista sensacional com a qual pude me atentar muito bem as dicas que ele deu e que com certeza as seguirei e aprenderei muito. Espero que gostem e aprendam! - Aurélio


Para saber obter mais informações sobre trabalhos realizado por ele, acesse: Curriculum Lattes e Portal de Biologia da UFU - Perfil de Oswaldo Marçal Júnior

marcaljr@ufu.br
34 3218-2243 R.206


Entrevista realizada por Aurélio Ferreira Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário