terça-feira, 19 de janeiro de 2010

O profissional biólog no campo da indústria


Em linhas gerais podemos falar que na indústria, o biólogo atua na utilização de microorganismos, como bactérias, para a fabricação de medicamentos, bebidas, alimentos, cosméticos, etc.

Assim, ele realiza pesquisas para o desenvolvimento de novos produtos ou no controle de qualidade da produção nas indústrias alimentícias, farmacêutica, de extração vegetal e química. Na indústria farmacêutica, por exemplo, o biólogo auxilia na produção e pesquisa de novos medicamentos.

Os cientistas desenvolveram métodos para “ler” o DNA,e aprenderam a manipular genes com o intuito de melhorar plantas e grãos,na sua nutrição e/ou à resistência a pragas. Surge a partir daí as empresas de biotecnologia, que aplicam o conhecimento biológico para produção de tecnologias e desenvolvimento de substâncias para uso médico e ecológico através da Engenharia Genética visando a sua produção industrial.

A interferência no meio ambiente tem como o biólogo seu principal agente. "Nós geramos informações que contribuem para a preservação do ambiente e o uso sustentável de seus recursos, por exemplo", afirma a bióloga Fabiane Quirino Paula Silveira, 27 anos, pesquisadora no laboratório de genética da Embrapa, em São Paulo. Fabiane trabalha no projeto de mapeamento genético do pau-brasil.

"Estamos em plena revolução biológica e a nossa função é solucionar problemas", diz José Mariano Amabis, professor de biologia da USP, em São Paulo. Exemplo da diversidade de atuação do biólogo é seu trabalho nas indústrias de papel. Ali, ele seleciona as espécies de eucalipto a ser plantadas e busca alternativas para a produção de celulose de maneira a não causar qualquer dano ao meio ambiente.

Apesar de o biólogo ter papel decisivo e importante no setor industrial, não é muito comum encontra-los nessa área. Durante um longo tempo o biólogo esteve predominantemente nas universidades e escolas, mas com o desenvolvimento de novas tecnologias surgiram novas áreas, fazendo com que os biólogos pudessem expandir seu campo de atuação. Sendo assim, o momento se faz oportuno, a biologia aplicada tem muito o que oferecer ás empresas, melhorando sua produtividade e a sua relação com o meio ambiente. E cabe a nós, futuros biólogos, aproveitarmos o momento para contribuirmos com isso...

Confira nos links abaixos, um pouco da tragetória de Fernando Reinach, biólogo, que atualmente é diretor executivo da Votorantim Novos Negócios, ele é um exemplo de sucesso em vários campos da biologia, inclusive no industrial.


http://www.universia.com.br/materia/materia.jsp?materia=4339

http://portalexame.abril.com.br/static/aberto/estudosexame/inovacao_898/m0134347.html


Texto realizado por Ana Clara, Ana Carolina, Fábio, Lucas e Wolme

Nenhum comentário:

Postar um comentário