segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

O profissional biólogo no campo da Educação


A humanidade desde sempre tenta entender como funciona a natureza. As ciências naturais têm permitido, através de seus instrumentos e métodos; conhecer a realidade externa bem além do alcance de uma mente individual e dos sentidos.

A vida pode ser compreendida em diversos níveis de organização: molecular, celular, do indivíduo, da população e da ecologia.

Reconhecendo que as espécies estão ligadas através de sua estrutura molecular, partilhando os mesmo códigos genéticos e inclusive, mesmos genes. Essa ligação tem continuidade na forma como os genes se expressam no desenvolvimento de cada ser, na sua fisiologia e também na interdependência com o meio ambiente. A percepção dessa comunhão em todos os níveis deve levar o aluno a um maior respeito pela vida e todas as suas expressões.

Um dos objetivos da disciplina é que o jovem reconheça o valor da ciência na busca do conhecimento da realidade objetiva e utilize-se dele no seu cotidiano.

As ciências biológicas ocupam-se em observar, descrever, explicar e relacionar os diversos aspectos da vida no planeta e têm permitido ampliar e modificar a visão do homem sobre si próprio e sobre seu papel no mundo.

A atualidade desta disciplina fica evidente no dia a dia. A mídia tem trazido ao público temas como: biodiversidade, preservação de recursos naturais, descobertas de novas espécies, estudos de fósseis que modificam ou confirmam as idéias sobre a evolução da vida, a luta contra microorganismos resistentes, a formação da consciência e a biologia molecular, que constitui uma forma de poder com implicações que têm sido intensamente debatidas.

Não só os jovens como todas as pessoas enfrentarão cada vez mais as decisões e conseqüências do conhecimento científico.

A compreensão da vida nos seus detalhes e todas as implicações é fascinante, e é parte desse fascínio que a biologia pretende partilhar.

Por fim, a educação na Biologia tem como objetivo:

  • consolidar os conhecimentos biológicos, possibilitando o prosseguimento dos estudos e o exercício de uma cidadania responsável;
  • ser capaz de refletir criticamente, usando habilidades trabalhadas durante o curso: observação, identificação, comparação, análise e síntese;
  • utilizar do conhecimento biológico para aprimorar-se humanamente, encontrando caminhos profissionais e pessoais harmônicos com seus interesses e capacidades;
  • relacionar as diversas áreas do conhecimento humano, percebendo como se associam na ocorrência e na explicação dos fenômenos naturais.


Texto realizado por Eduardo Almeida Freitas, Alyne Resende Nascimento, Isabella Resende Santos, Danilo Belchior Costa Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário