segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Entrevista com o biólogo Edson José Fragiorge




O Profº Dr. Edson José é atuante nas áreas de ensino e pesquisa no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro-Campus Uberlândia (antiga Escola Agrotécnica Federal de Uberlândia). Como educador, leciona à alunos do Ensino Médio, do ensino Técnico em Agroindústria e do ensino superior em Tecnologia dos Alimentos. Como pesquisador desenvolve pesquisas na área de microbiologia dos alimentos. Graduou-se pela Universidade Federal de Uberlândia, tornando-se mestre e doutor em Genética e Bioquímica.

Mariana e Marcela: O que levou você a optar pelo curso de Ciências Biológicas? Você se considera uma pessoa realizada com sua escolha profissional?


Edson: No ensino médio minha intenção era fazer medicina, porém, as condições financeiras da família não permitiam que eu fizesse um bom cursinho ou, até mesmo, ingressasse em uma faculdade particular. No entanto, eu também me interressava muito pela Biologia, e tinha professores excelentes e extremamente influentes (positivamente). Assim, a influência de alguns professores e o gosto pela área biológica foram os fatores que me levaram a optar por este curso. Concerteza me considero uma pessoa realizada, pois, através de minhas capacitações, consegui boas oportunidades e remunerações reconhecidas pelo o que faço.


Mariana e Marcela: Como é o mercado de trabalho para um biólogo? Há muitas possibilidades de atuação?

Edson: O mercado é vasto, basta saber relacionar o que você quer com o que você espera disto. As possibilidades também são vastas, pois podemos atuar em diversas áreas. Em primeio lugar deve-se ter bons relacionamentos, procurar ter contato com vários tipos de pessoas, principalmente áquelas que têm experiência na área que você deseja, pois, são esses contatos que poderão te indicar boas oportunidades.


Mariana e Marcela: Na sua opinião, qual deve ser o perfil adequado para se tornar um bom profissional na área de biologia?

Edson: Não existe um perfil pré-estabelecido para se tornar um bom profissional, isso depende da área de atuação de cada um e também do quanto aquela pessoa espera para sua profissão, ou seja, até onde ela quer chegar. Porém, na minha opinião, a pessoa deve ter princípios básicos para alcançar seus objetivos, como por exemplo ser estudiosa, aplicada, esperta, e, como dito anteriormente, manter bons relacionamentos.


Entrevista realizada por Mariana Machado Ferreira e Marcela Otávio Guedes.


2 comentários:

  1. curso biologia faço o 6° periodo na ufpi, cada vez mais que me aprofundo no curso gosto mais, sendo que o mais interessante são as aulas praticas q agente pode por em pratica as teorias.E quero saber como faço pra ser bem destacado no curso e na area proficional?

    ResponderExcluir
  2. mande opniões para o meu email: diego-clementino@hotmail.com

    ResponderExcluir